quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ABERTURA DO ANO DA FÉ NA IGREJA EM TODO O MUNDO


DIOCESE DE JATAÍ-GO
Praça Dom Germano, 660 – Centro – Caixa postal 02 – CEP 75800-035 – Jataí–GO
Email: diocese@diocesedejatai.org  -   Fone: (64) 3631-1820



Aos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, lideranças leigas    Prot. SD – 171/12
e a todo o povo de Deus na Diocese de Jataí.


Na quinta feira, 11 de outubro o Papa Bento XVI abriu, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o ANO DA FÉ, estendendo-se até 24 de novembro de 2013, festa de Cristo Rei. A finalidade, a oportunidade, e o modo de celebrar este ano, ele o expõe na carta “Porta Fidei” (A Porta da Fé).

O dia 11 de outubro, data comemorativa da abertura do Concilio Vaticano II, em 1962, foi também escolhido para a publicação do Catecismo da Igreja Católica, em 1992. E agora, o Ano da Fé. O Papa Bento XVI, em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”, diz: “Pareceu-me que fazer coincidir o início do Ano da Fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propicia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares, não perdem o seu valor nem a sua beleza” (Porta Fidei, 5). E tendo em vista a nova Evangelização para a transmissão da fé cristã, Bento XVI convocou um Sínodo em Roma que iniciou no dia 7 de outubro e encerrará no domingo 28 deste mesmo mês.

A Igreja do Brasil abriu oficialmente o Ano da Fé no dia 12 de outubro, data em que se comemora a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A nossa diocese de Jataí realizará a abertura do Ano da Fé no sábado, 1º de dezembro de 2012, na Catedral diocesana, com uma solene Eucaristia, para a qual convoco desde já todos os cristãos. Com entusiasmo, criatividade e paixão peço aos Conselhos, aos movimentos e grupos pastorais, que organizem um Calendário Paroquial do Ano da Fé.

Precisamos fazer com que a beleza e a centralidade da fé cheguem até as pessoas que não conhecem Jesus Cristo. Seja a renovação da fé uma prioridade, um compromisso de toda a Igreja diocesana nos nossos dias.

À intercessão dos Padroeiros e Padroeiras das nossas Paróquias confio o caminho das comunidades, para que se renovem na fé e deem testemunho claro dela mediante as obras da caridade.

Garanto-lhes a minha oração e concedo-lhes de coração a bênção.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Bispo diocesano de Jataí

Jataí, 11 de outubro de 2012. 

Nenhum comentário:

Ordem da Imaculada Conceição - Monjas Concepcionistas - Ave Maria Puríssima!
O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição foi fundado em 25 de março de 1988 na cidade de Jataí/ GO. Este mosteiro é um dos 19 existentes no Brasil, da Ordem da Imaculada Conceição, cuja fundadora da Ordem é Santa Beatriz da Silva.
e-mail:falemosteiro@yahoo.com.br


Photobucket